Filosofia da Ciência I

Pieter Bruegel, A Torre de Babel, 1563

Posto abaixo os textos que comporão os seminários sobre Filosofia da Ciência nos terceiros anos. Uma parte dos seminários será um texto dos professores Roberto de Andrade Martins e Lilian Al-Chueyr. Outra parte serão capítulos retirados do livro O que é ciência, afinal de Alan Chalmers (tradução de Raul Fiker, Brasiliense: São Paulo, 2011).

O seminário deve apresentar a tese do capítulo (a ideia geral) e os principais argumentos que sustentam essa tese. O seminário deve procurar seguir a sequência argumentativa do texto em suas linhas gerais. É produtivo que os seminaristas se valham de esquemas, diagramas e desenhos; que busquem palavras-chave que indiquem as ideias principais. A duração de cada seminário deve ser de 25 a 35 minutos, em média.

Deve ser entregue a turma, por parte dos seminaristas, um esquema básico para acompanhamento do seminário. Esse esquema pode se valer de diagramas, citações diretas do texto ou elaborações dos próprios estudantes com base no texto. Deve-se imprimir de modo que cada aluno receba uma cópia. Esse esquema não precisa ser mais que metade ou um terço de um A4.

No esquema deve constar a referência do texto.

Eis os textos:

Infecção e higiene antes da teoria microbiana: a história dos miasmas de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins e Roberto de Andrade Martins

O que é ciência, afinal? –

Cap. 1 – O que é ciência, afinal – indutivismo ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência

Cap. 2 – O que é ciência, afinal – O problema da indução

Cap. 3 – O que é ciência, afinal – A dependência que a observação tem da teoria

Um texto que permite uma visão geral e introdutória sobre os problemas dos capítulos 1 e 2 e que pode ser proveitosamente consultado é o que segue:

Indução e filosofia da ciência – Stephen Law