Portal do Governo Brasileiro

Regulamento

1) O Desafio Escrito funciona de forma simples. Todos os interessados (alunos do ensino médio, subsequente ou superior, professores, técnico-administrativos ou pessoas sem vínculo com o IFC) podem participar.

2) O projeto objetiva, entre outras, estimular a criação de obras literárias, assim como o desenvolvimento da criatividade.

3) Nos dias 1 e 16 de cada mês, um dos participantes escolhe um tema. O tema pode ser formado por uma palavra ou conjunto de palavras, que define a linha que os participantes devem seguir. (exemplos: “morte”, “família”, “história de terror”, “o que me faz chorar”, “minhas férias”, “dia do livro”, ou qualquer coisa nesse estilo, atentando para não ser um tema muito “castrador”, como “história sobre a primeira guerra, pelo ponto de vista do soldado”).

4) a. Todos os participantes (inclusive o que definiu o tema) têm até 10 dias para escrever um conto, crônica ou poesia a respeito do tema e postarem no blog (professor.luzerna.ifc.edu.br/desafioescrito, através do e-mail desafioescrito@luzerna.ifc.edu.br), ou seja, para rodadas que iniciam no dia 1, serão aceitos até o dia 10; e para rodadas que iniciam no dia 16, serão aceitos até o dia 26. O tamanho do texto é livre, tendo como limite apenas o espaço que o blog aceitar para um único post. Todos os textos devem obrigatoriamente ter um título, além de data de criação e nome do autor.

4) b. São válidos textos de autoria do participante (caso tenha a participação de outro autor em parceria, isto deve ser avisado, e pede-se que seja pedida permissão aos autores), inéditos ou não, desde que seja informada a data (pelo menos aproximada) em que o texto foi escrito, caso ele não tenha sido criado especificamente para a participação neste projeto.

4) c. Sugere-se que não se leia nenhum texto postado por outros participantes antes de escrever seu próprio texto para o tema da rodada, para que a leitura não influencie a sua criação.

5) Todos os interessados terão até 5 dias para ler todos os textos e votar no seu texto preferido, ou seja, para rodadas que iniciam no dia 1, terão do dia 10 até o dia 15 para votar; e para rodadas que iniciam no dia 16, terão do dia 26 até o último dia do mês para votar. Não é permitido votar em um texto de sua própria autoria. Os leitores não participantes do Desafio também têm o mesmo prazo para votar no seu texto preferido.

6) O texto mais votado, no final da rodada será considerado o vencedor.

7) Em caso de empate no número de votos, o desempate se dá pelos seguintes critérios, em ordem de importância:

  1. Texto que recebeu mais votos dos autores participantes;
  2. Texto que foi postado primeiro.

8) Nos dias 1 ou 16, o autor do texto vencedor define novo tema para a próxima rodada.