Portal do Governo Brasileiro

Cultura Grega: colonização, filosofia e língua


Alguns temas de Cultura grega. Como sabemos, a Grécia antiga teve um papel central no surgimento e desenvolvimento da filosofia. Daí que haja interesse em conhecer alguns aspectos básicos de sua formação e daquilo que ela ainda nos herda.

A primeira observação diz respeito ao fato de que o que chamamos Grécia Antiga não se confunde com os limites atuais da Grécia. A cultura grega espalhou-se por todo o mar Mediterrâneo e formou variadas colônias. Abaixo dois mapas (retirados de ARRUDA, José Jobson. Atlas Histórico Básico, São Paulo: Ática, p. 8) que mostram até onde a cultura grega se espraiou.

 Colonização Grega e Fenícia

Grécia Antiga

Vimos em nossas aulas o pioneirismo do filósofo Xenófanes, nascido em Colofão (hoje costa leste da Turquia) na crítica aos mitos. Abaixo uma pequena biografia e alguns dos fragmentos que restaram de sua obra, escritos em verso.

From Thomas Stanley, (1655), The history of philosophy

From Thomas Stanley, (1655), The history of philosophy: containing the lives, opinions, actions and Discourses of the Philosophers of every Sect, illustrated with effigies of divers of them.

 

Xenófanes (cerca de 570-528 a.C.)

Segundo Apolodoro, Xenófanes nasceu em Colofão, na Jônia, de onde se viu forçado a emigrar, quando ainda jovem, levando então vida errante. Passou parte de sua vida na Sicília. Foi poeta, sábio e rapsodo, cantando seus poemas através da Grécia. Em oposição aos filósofos de Mileto, só escreveu em verso. Fez-se famoso com os ataques aos poetas (Hesíodo e Homero) e aos pensadores (Tales, Pitágoras e Epimênides).

Tudo aos deuses atribuíram Homero e Hesíodo,

Tudo quanto entre os homens merece repulsa e censura,

Roubo, adultério e fraude mútua

.

Mas os mortais acreditam que os deuses são gerados,

Que como eles se vestem e têm voz e corpo

.

Mas se mãos tivessem os bois, os cavalos e os leões

E pudesse com as mãos desenhar e criar obras como os homens,

Os cavalos semelhantes aos cavalos, os bois semelhantes aos bois,

Desenhariam as formas dos deuses e os corpos fariam

Tais quais eles próprios têm.

.

Os egípcios dizem que os deuses têm nariz chato e são negros,

os trácios, que eles têm olhos verdes e cabelos ruivos.

Fonte: J. Cavalcante de Souza (org.). Pré-socráticos, São Paulo: Abril Cultural, 1978.

A língua grega nos legou uma série de palavras que fazem parte de nosso vocabulário ainda hoje. Não por acaso se tratam de palavras de suma importância política e científica: Democracia, Oligarquia, Biologia, Física etc. Abaixo disponibilizo um arquivo com algumas páginas do livro Isso é grego para mim de Nélio Schneider (Porto Alegre: Unisinos, 2006). A quem se interessar por etimologia é uma ótima fonte. É possível notar que uma miríade de palavras do português é diretamente derivada do grego.

Radicais e Prefixos Gregos – Nélio Schneider