Portal do Governo Brasileiro

Ciência e Sociedade I


Charge de Millor Fernandes publicada no "Jornal do Brasil" ironiza a negativa do governo brasileiro sobre a existência de uma área para testes nucleares e despejo de lixo atômico ; fonte:     http://m.memorialdademocracia.com.br/card/militares-querem-a-bomba-atomica#

Charge de Millor Fernandes publicada no “Jornal do Brasil” ironiza a negativa do governo brasileiro sobre a existência de uma área para testes nucleares e despejo de lixo atômico ; fonte: http://m.memorialdademocracia.com.br/card/militares-querem-a-bomba-atomica#

Segue o texto do físico Luiz Pinguelli Rosa cujo título é A Física entre a guerra e a paz – reflexões sobre a responsabilidade social da ciência. No texto Luiz Pinguelli Rosa apresenta um panorama das relações possíveis entre ciência e sociedade articuladas a partir da perspectiva da guerra e do papel que a física foi alçada sobretudo no século XX. Para facilitar a leitura sugiro que as notas sejam ignoradas, exceto a partir da nota 26 (daí em diante há interessantes relatos da história do uso da energia nuclear no Brasil).

:::

Abaixo segue um conjunto de questões que orienta a leitura do texto.

Questionário “A Física entre a guerra e a paz – Reflexões sobre a responsabilidade social da ciência” de Luiz Pinguelli Rosa

1) No início do texto o autor busca mostrar que há uma relação entre ciência e sociedade. Que relação é essa?

2) Sobre a visão apresentada pelo autor a respeito da ciência moderna: ela é novidade para você? Você tinha uma visão distinta de Galileu e Newton antes da leitura do texto?

3) Qual a posição de Boris Hessen sobre o modo correto de se entender a atividade científica? Ela lhe parece coerente? Por quê?

4) Em que a obra de Newton “Princípios Matemáticos de Filosofia Natural” (Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica) relacionar-se-ia com as demandas da sociedade?

5) Qual o papel desempenhado pelos movimentos sociais na modificação da consciência a respeito dos problemas ligados ao desenvolvimento científico e tecnológico?

6) Como os governos dos EUA e Inglaterra trataram as posições de Bohr a respeito do seu possível alerta à União Soviética?

7) Quais são os limites para a colaboração do cientista no que diz respeito à construção de armamentos segundo o texto?

8) A posição de Popper sobre a consciência e responsabilidade do cientista sobre o uso de suas descobertas/invenções pelo cientista é de um tipo; a de Einstein e Bertrand Russell é de outro. Descreva ambas e responda: qual é aquela que lhe parece mais coerente? E por quê?

9) O autor defende que as questões relacionadas à ciência são éticas, mas também políticas. Por que políticas? Você concorda com o autor?

10) Você considera um tema pertinente ao próprio cientista/técnico as consequências de seu trabalho? Por quê? Se sim, avente hipóteses de como é possível estabelecer diretrizes ou iniciativas que diminuam os efeitos nocivos ligados a isso.

:::

Ainda segue dois links de reportagens que enfatizam dramaticamente a relação que ciência e sociedade podem assumir:

Revista Galileu – Stephen Hawking e centenas de cientistas assinam carta contra armas autônomas

BBC – Stephen Hawking: Inteligência artificial pode destruir a humanidade