Recuperação da prova sobre mitos

Francisco de Goya, Saturno devorando seu filho, 1819-1823

A recuperação da prova a respeito de mitos consistirá em fazer uma redação respondendo a seguinte pergunta: “Há mitos no mundo contemporâneo?”. Isto é, no mundo atual, ainda nos valemos, em algum nível, de discursos que buscam produzir um sentido às nossas vidas ainda que essas narrativas não se amparem completamente em fatos?

Como orientação geral para a redação: i) deve-se se valer dos textos usados em sala (seja de algum mito específico, seja de Xenófanes); ii) deve-se relacionar a ideia geral de um dos três textos abaixo (à escolha do estudante) para construir uma resposta para a questão proposta; iii) deve-se constar na redação, a depender da escolha do texto, a explicação da razão pela qual o assunto debatido no texto auxiliar (seja o progresso, seja Senna, seja a democracia racial) é um mito; iv) se quiser aponte outros mitos contemporâneos.

Eis os textos:

O Mito do Progresso – Gilberto Dupas

Rever Senna: da morte de um ídolo à construção do herói contemporâneo – Sandra Maria Lucia Pereira Gonçalves

Ação Afirmativa e a Rediscussão do Mito da Democracia Racial no Brasil – Joaze Bernardino

A redação deve conter: de 20 a 30 linhas; fonte Times New Roman; texto justificado; impressa, de preferência. Ela deve ser entregue na semana imediatamente posterior à entrega da prova corrigida.

Quaisquer dúvidas podem ser enviadas ao e-mail institucional hernandez.eichenberger arroba luzerna.ifc.edu.br .