Portal do Governo Brasileiro

Materiais sobre Nietzsche


Portrait of Friedrich Nietzsche by Edvard Munch, c. 1906; Munch-museet, Oslo, Norway; De Agostini Picture Library/Bridgeman Images

Portrait of Friedrich Nietzsche by Edvard Munch, c. 1906; Munch-museet, Oslo, Norway; De Agostini Picture Library/Bridgeman Images

Abaixo posto alguns materiais sobre Nietzsche.

Inicialmente as citações distribuídas em sala retiradas de A Genealogia da Moral:

“O levante dos escravos na moral começa quando o ressentimento mesmo se torna criador e pare valores: o ressentimento de seres tais, aos quais está vedada a reação propriamente dita, o ato, e que somente por uma vingança imaginária ficam quites. Enquanto a moral nobre brota de um triunfante dizer-sim a si próprio, a moral de escravos diz não, logo de início, a um ‘fora’, a um ‘outro’, a um ‘não-mesmo’. E esse ‘não’ é seu ato criador” (Primeira dissertação, §10).

“Todos os instintos que não se descarregam para fora voltam-se para dentro – é isto que eu denomino a interiorização do homem: é somente com isso que cresce no homem aquilo que mais tarde se denomina sua ‘alma’” (Segunda dissertação, §16).

::

::

Curta-metragem Meu amigo Nietzsche de Fáuston da Silva (2012):

::

::

História em quadrinho sobre a filosofia de Nietzsche retirado do livro Filósofos em ação (Roteiro de Van Lente, Arte de Ryan Dunlavey, Gal Editora, pp. 29-34).