Júri simulado sobre Eutanásia

Cartaz do filme "Você não conhece o Jack" de 2010, direção de Barry Levinson, que conta a história do médico Jack Kevorkian, interpretado por Al Pacino, um importante ícone da eutanásia nos EUA. Em inglês, no cartaz, em tradução livre: "Este homem quer que você morra... em seus próprios termos"

Cartaz do filme “Você não conhece o Jack” de 2010, direção de Barry Levinson, que conta a história do médico Jack Kevorkian, interpretado por Al Pacino, um importante ícone da eutanásia nos EUA. Em inglês, no cartaz, em tradução livre: “Este homem quer que você morra… em seus próprios termos”

Tendo em vista o júri simulado a ser realizado em EMITAI 2015, abaixo disponibilizo diferentes referências a respeito do assunto escolhido pela turma a ser debatido, a saber, o tema da Eutanásia. Todos os alunos, estejam nos grupos de acusação, defesa ou júri, devem tomar contato com o material, na medida em que precisam formular argumentos e juízos a respeito.

O material é bastante variado. Vai desde sites bastante superficiais até artigos mais profundos sobre bioética. Parte do trabalho das equipes é julgar as fontes (ou seja, toma-las como inadequadas ou adequadas) e selecionar outras.

Eutanásia: A favor ou contra? – Scarlett Marton

Argumentos em favor e contra a Eutanásia

Reflexões bioéticas sobre a eutanásia a partir de caso paradigmático – Daniel Abreu Santos e outros autores

Eutanásia: pelas veredas da morte e da autonomia – Rodrigo Siqueira-Batista e Fermin Roland Schramm

Eutanásia: contra ou a favor? – Luiz de Carvalho Ramos

Como defender a vida diante dos argumentos a favor da eutanásia e o suicídio assistido

Qual a diferença entre eutanásia, distanásia e ortotanásia?